
Núcleo de Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional: A satisfação em realizar
Segundo Tajra (2002), o computador é definido dentro do ambiente escolar como uma ferramenta pedagógica capaz de potenciar a aprendizagem de campos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento, de introduzir elementos contemporâneos na qualificação profissional e de modernização da gestão escolar. Contudo, o acesso às tecnologias da informação e comunicação não acontece simplesmente com a instalação dos laboratórios de informática, como são chamados na escola, mas pela necessidade de mediação de professores, por meio do desenvolvimento de hábitos e saberes docentes para acessar, trabalhar e interagir com essas tecnologias no cotidiano da escola.
O papel do aluno é utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e no futuro. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no seu processo ensino aprendizagem. Ele passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.
Para Valente (2002) a informática contribui como um recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, no qual o foco é o aluno. O enfoque da informática educativa não é o computador como objeto de estudo, mas como meio para adquirir conhecimentos.
A tecnologia educacional deve ser utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. Só assim, ela cumprirá sua verdadeira função no espaço escolar.
Deve promover a inclusão social e digital. Inclusão digital não pode ser considerada apenas o acesso ao computador ou às redes sociais, a inclusão digital envolve a inclusão social. O acesso às tecnologias pode ser considerado inclusão digital a partir do momento em que o usuário percebe esse instrumento como um aliado na solução dos seus problemas e consegue usá-lo para benefício próprio e do próximo.
o
Diretor da escola
Na Tecnologia Educacional
-
Os Temas Transversais valorizam a participação do aluno;
-
O computador como recurso interdisciplinar e gerador de possibilidades e permissões eficientes que interferem no processo ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor do educando como agente construtor de seu conhecimento;
-
As atividades são lúdicas, contextualizadas e organizadas estimulando a investigação, a comunicação e o espírito criativo.
-
Ocorre a viabilização da integração curricular;
-
Habilita para exercício da autonomia;
-
Amplia-se o estímulo à pesquisa e à prática investigativa;
-
Compartilhamento de saberes e frequente;
-
Incentiva a integração entre pais / alunos / professores.
TIC´s

O computador, através do uso de software educativo, possibilita o aluno a adquirir conhecimento e domínio sobre diversos assuntos, inclusive facilitando a aprendizagem de conteúdos que, de outra forma, teria mais dificuldades em assimilar.
A tecnologia educacional busca atender aos objetivos educacionais previamente estabelecido visando aspectos pedagógicos e sociais na utilização da informática na aprendizagem.